A Origem do Croissant - Panificadora Saint Georges
26/05/2021

A Origem do Croissant

Como vocês sabem, adoramos contar histórias por aqui, e saber da onde veio, como é feito até as adaptações, fazem parte do contexto da culinária, panificação e confeitaria.

Hoje o escolhido é o tradicional Croissant.

O croissant surgiu na Áustria, isso mesmo, a origem deste famoso pãozinho de massa folhada, e crocante a cada mordida, foi criado em Viena onde era conhecido pelo nome de Kipferl.

Segundo a tradição, em 1683 durante a Batalha de Viena na qual o império Otomano cercou a cidade na tentativa de expandir o seu domínio em terras europeias. Ao tentar invadir Viena, durante a noite os Otomanos começaram a cavar túneis que levavam até o centro da cidade. Enquanto trabalhavam à noite toda preparando os pães para que fossem vendidos frescos pela manhã, os padeiros de Viena ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar os túneis e, ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o ataque.

O formato de meia lua seria alusivo à bandeira do Império Otomano para comemorar a vitória contra o inimigo. Assim surgiu o delicioso croissant. 

A partir de 1770, a austríaca Maria Antonieta introduziu e popularizou o croissant(crescente) na França. Hoje, ele é um elemento tradicional do desjejum francês, tomado junto com café com leite. 

Outra história.

Alguns pesquisadores atribuem sua invenção do croissant ao comerciante vienense de origem polaca Franz Georg Kolchitsky, que vivia em Constantinopla. Esse homem conheceu o café nessa cidade em 1475 e, com cerca de 500 sacas do produto abandonadas pelos Turcos após derrota em batalha, abriu um café onde passou a servir a bebida. Para acompanhar o café, inventou esse pão em formato de crescente.

Como vocês podem ler, essa iguaria é muito antiga, e devido a isso recebeu várias adaptações.

Em cada lugar que é produzido recebe características únicas, aqui na Saint Georges temos recheados com frango desfiado, queijo e presunto, com chocolate, nozes e sem nada, apenas a massinha para quem deseja comer com manteiga ou fazer um sanduíche. 

E aqueles que desejam fazer um evento, festa de aniversário e até mesmo coffe break em sua empresa, a versão mini agrada muito, além de deixar a mesa linda, agrega um charme todo especial, sem contar no sabor maravilhoso. 

Confira o cardápio em nosso site acessando menu- encomendas- salgados para festa.

Ficou com água na boca? 

Estamos à sua disposição. 

 

Fale conosco
Fale conosco