As Origens do Pudim
Aqui além de termos uma pitada de sabor, temos muitas curiosidades para você.
Você sabia que o pudim, que é uma das sobremesas mais apreciadas no Brasil por ser muito fácil e rápido de se fazer, surgiu em forma de massa sólida? Com a mistura de vários ingredientes que incluía farinha de trigo (como no Pudim de Yorkshire), sangue (pudim preto), ovos (pudim de pão), ou uma mistura de gordura e farinha ou algum outro cereal (pudim de ameixa).
Esses tipos de pudim podiam ser assados, cozidos ou fervidos. E ainda é comum em vários lugares, especialmente na Grã-Bretanha, e pode ser o prato principal de uma refeição ou sobremesa.
Nos séculos XVIII e XIX os pudins cozidos eram uma refeição comum a bordo dos navios da Marinha Real, tinha gordura como base e as versões cozidas eram utilizadas como ração diária para os marinheiros.
Muitos pudins de sobremesa desse tipo lembram bolos, mas são mais úmidos e geralmente servidos em uma tigela, em vez de fatias, acompanhado de manjar ou sorvete. Na Austrália, há o pudim de arroz e pudim de natal, e em tais casos a palavra é quase sempre qualificada com um adjetivo.
Na Grã-Bretanha e em alguns países da commonwealth, pudding significa apenas sobremesa.
O Pudim Doce:
Originada em Portugal, a sobremesa foi inventada por um abade português. O abade não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornando um grande sucesso diversos confeiteiros tentaram copiá-la.
Ninguém conseguia fazer um pudim como ele. Porém, após a sua morte os ingredientes secretos foram revelados: açúcar; gemas; água e toucinho de porco faziam do Pudim de Priscos, o sucesso da culinária portuguesa.
A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro, e no Brasil se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer tipo de evento por ser uma sobremesa muito fácil de fazer. Por se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações com chocolate, frutas, pão, sendo pudim de leite condensado o preferido dos brasileiros.
Receita:
Aqui na Saint Georges temos sempre no balcão, é um dos queridinhos que não podem faltar entre os nossos produtos.
Vamos compartilhar a receita para que possam se divertir em casa com a família e tornar esse momento além de divertido muito delicioso!
Primeiro faça uma calda de açúcar:
Coloque em uma forma de furo no centro uma xícara de açúcar e deixe derreter em fogo baixo, espalhando por toda dimensão interna, essa calda evitará que o líquido grude e também gera um sabor especial a receita.
Ingredientes:
400g de leite condensado
3 a 4 ovos
200ml de leite
Bata todos ingredientes no liquidificador até homogeneizar, pode até ficar com uma espuma por cima. Despeje esse conteúdo na forma caramelizada, e coloque ela sobre uma outra assadeira com bordas altas e água no fundo, coloque no forno aquecido a 160graus deixando assar em média por 1:30min, ou até que perceba que está firme.
Espere amornar passe uma faca sem ponta nas bordas para soltar da forma, apoie um refratário e vire para que ele se solte inteiro.
Dica: se perceber que não está em uma consistência tão firme coloque na geladeira antes de virar, garantindo que seu pudim fique intacto.
Aí depois pode aquecer no fogão a forma para que o açúcar caramelizado amoleça, e derrame por cima do pudim.
Agora é só servir!!!!
Espero que gostem, e nos mandem sugestões de quais produtos nossos gostaria de ter a receita aqui!
Leia a nossa última publicação no blog: Receita de Queijadinha