As Origens do Pudim - Panificadora Saint Georges
17/03/2021

As Origens do Pudim

Aqui além de termos uma pitada de sabor, temos muitas curiosidades para você. 

Você sabia que o pudim, que é uma das sobremesas mais apreciadas no Brasil por ser muito fácil e rápido de se fazer, surgiu em forma de massa sólida? Com a mistura de vários ingredientes que incluía farinha de trigo (como no Pudim de Yorkshire), sangue (pudim preto), ovos (pudim de pão), ou uma mistura de gordura e farinha ou algum outro cereal (pudim de ameixa). 

Esses tipos de pudim podiam  ser assados, cozidos ou fervidos. E ainda é comum em vários lugares, especialmente na Grã-Bretanha, e pode ser o prato principal de uma refeição ou sobremesa.

Nos séculos XVIII e XIX os pudins cozidos eram uma refeição comum a bordo dos navios da Marinha Real, tinha gordura como base e as versões cozidas eram utilizadas como ração diária para os marinheiros.

Muitos pudins de sobremesa desse tipo lembram bolos, mas são mais úmidos e geralmente servidos em uma tigela, em vez de fatias, acompanhado de manjar ou sorvete. Na Austrália, há o pudim de arroz e pudim de natal, e em tais casos a palavra é quase sempre qualificada com um adjetivo.

Na Grã-Bretanha e em alguns países da commonwealth, pudding significa apenas sobremesa.

O Pudim Doce: 

Originada em Portugal, a sobremesa foi inventada por um abade português. O abade não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornando um grande sucesso diversos confeiteiros tentaram copiá-la.

Ninguém conseguia fazer um pudim como ele. Porém, após a sua morte os ingredientes secretos foram revelados: açúcar; gemas; água e toucinho de porco faziam do Pudim de Priscos, o sucesso da culinária portuguesa.

A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro, e no Brasil se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer tipo de evento por ser uma sobremesa muito fácil de fazer. Por se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações com chocolate, frutas, pão, sendo pudim de leite condensado o preferido dos brasileiros.

Receita:

Aqui na Saint Georges temos sempre no balcão, é um dos queridinhos que não podem faltar entre os  nossos produtos.

Vamos compartilhar a receita para que possam se divertir em casa com a família e tornar esse momento além de divertido muito delicioso!

Primeiro faça uma calda de açúcar:

Coloque em uma forma de furo no centro uma xícara de açúcar e deixe derreter em fogo baixo, espalhando por toda dimensão interna, essa calda evitará que o líquido grude e também  gera um sabor especial a receita.

Ingredientes:

400g de leite condensado 

3 a 4 ovos

200ml de leite 

Bata todos ingredientes no liquidificador até homogeneizar, pode até ficar com uma espuma por cima. Despeje esse conteúdo na forma caramelizada, e coloque ela sobre uma outra assadeira com bordas altas e água no fundo,  coloque no forno aquecido a 160graus deixando assar  em média por 1:30min, ou até que perceba que está firme.

Espere amornar passe uma faca sem ponta nas bordas para soltar da forma, apoie um refratário e vire para que ele se solte inteiro. 

Dica: se perceber que não está em uma consistência tão firme coloque na geladeira antes de virar, garantindo que seu pudim fique intacto. 

Aí depois pode aquecer no fogão a forma para que o açúcar caramelizado amoleça,  e derrame por cima do pudim.  

Agora é só servir!!!! 

Espero que gostem, e nos mandem sugestões de quais produtos nossos gostaria de ter a receita aqui!

Leia a nossa última publicação no blog: Receita de Queijadinha

 

Fale conosco
Fale conosco