11/02/2022

Campanha Fevereiro Laranja

O mês de fevereiro é dedicado à campanha Fevereiro Laranja que visa conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. 

Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (InCA) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

A doença

A leucemia é um tipo de câncer no sangue. Sua origem está na medula óssea, que provoca um crescimento rápido e anormal das células do sangue, os chamados leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames como o hemograma, ou então os exames de medula óssea, que é o mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

Existem 12 tipos de leucemia. Os quatro principais são a leucemia mieloida aguda (LMA), a leucemia mieloida crônica (LMC), a leucemia linfoide aguda (LFA) e a leucemia linfoide crônica (LFC). Os sintomas da doença são cansaço, queda de imunidade, hematomas, sangramentos espontâneos, anemia, febre e fadiga.

Fatores de risco

As causas da leucemia ainda são desconhecidas, mas, segundo o Inca, a associação de alguns fatores pode elevar o risco para a doença, como:

  • tabagismo;
  • exposição ao benzeno;
  • exposição à radiação ionizante;
  • histórico familiar;
  • realização de quimioterapia;
  • Síndrome de Down;
  • exposição a agrotóxicos;
  • algumas doenças sanguíneas.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas que devem ser considerados são:

  • Anemia;
  • Palidez;
  • Sonolência;
  • Fadiga;
  • Palpitação;
  • Sangramentos na gengiva e nariz;
  • Manchas roxas na pele ou pontos vermelhos

Além destes sintomas, podem surgir gânglios linfáticos inchados, perda de peso sem motivo aparente, febre alta contínua, desconforto abdominal e dor nas articulações e nos ossos.

Entretanto, é essencial uma avaliação médica e, por meio da coleta de medula óssea, a realização de exames específicos para um diagnóstico mais preciso da doença.

Como é o tratamento?

O tratamento da leucemia varia de acordo com o tipo da doença e tem como finalidade a destruição de células doentes para que a medula óssea volte a funcionar normalmente. Assim, muitas vezes, é intenso e prolongado, com riscos de anemia, infeção e sangramentos.

São realizadas sessões de quimioterapia, controle de infecções e hemorragias, além de medidas de prevenção da doença no cérebro e medula espinhal. Em algumas situações, a indicação é também de transfusão de sangue, radioterapia e de transplante de medula óssea.

Tipos de transplante

Hoje, existem dois tipos principais de transplante de medula: o autólogo e o alogênico. O autólogo é aquele em que o próprio indivíduo é doador das células-tronco que são coletadas antes que ele seja submetido a sessões de quimioterapia, com a finalidade de destruir a medula doente e eliminar o câncer. Após essa fase, é feita a infusão das células-tronco que foram retiradas do paciente.

No tipo alogênico, as células-tronco são de um doador. Nesse caso, é sempre investigada a compatibilidade entre membros da família. Se não houver familiar compatível, é preciso buscar um doador nos bancos de medula óssea.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 55 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas e se cadastrar em um hemocentro.

Ao fazer o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação.

Para mais informações sobre a leucemia, a ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares tem a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento. Acesse: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/ e tenha acesso aos manuais informativos sobre os tipos de leucemias. 

Aqui na Saint Georges sempre buscamos divulgar e promover campanhas de conscientização de interesse da sociedade, seja por meio das nossas redes sociais e na cor dos laços do uniforme das nossas meninas. Venha junto conosco por mais essa causa.

Fonte: ufpb.com.br, al.sp.gov.br, gov.br

 

 

Fale conosco
Fale conosco