11/11/2021

Curiosidades sobre o docinho mais popular e consumido no Brasil

O brigadeiro surgiu no Brasil logo após a segunda guerra mundial (1939 a 1945), neste período de pós guerra muitas coisas estavam sendo racionadas e era difícil conseguir leite e açúcar para fazer sobremesas. 

Após a 2ª Guerra Mundial o leite condensado ganhou popularidade e chegou às cozinhas. Se antes era  usado como substituto do leite integral, o leite condensado se torna o principal ingrediente nas receitas de doces e sobremesas. 

Em 1946, o então Tenente-Brigadeiro da aeronáutica, Eduardo Gomes, era candidato a presidente da república pela União Democrática Nacional (UDN), e para arrecadar fundos para a campanha, a doceira Heloísa Nabuco de Oliveira, que apoiava a sua candidatura, inventou um docinho feito de leite condensado, manteiga e chocolate, para ser vendido nos comícios. 

O doce rapidamente ganhou popularidade nas festas dos correligionários e cabos eleitorais, que eram muito disputadas pela população, e estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. Com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”. 

Apesar do apoio recebido, Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Aos poucos, o brigadeiro foi ganhando melhorias. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original.

Aqui na Saint Georges mantemos a receita do tradicional brigadeiro de panela 100% artesanal e com um sabor único.

Você pode pedir pelo Ifood ou vir pessoalmente!

Estamos na Av. Victor Ferreira do Amaral, 518 – Tarumã, Curitiba-PR Nossos contatos (41) 3262-1122 ou WhatsApp (41) 98459-8515

 

 

Fale conosco
Fale conosco