Pastel de Feira - Panificadora Saint Georges | Panificadora Saint Georges

Blog

17/02/2021

Pastel de Feira

Hoje vamos falar sobre o famoso pastel de feira, você sabia que existem duas grandes hipóteses sobre a origem do pastel.  A primeira hipótese considera o gyosa japonês como a origem dos pastéis de feira no Brasil. Já a segunda hipótese credita o rolinho primavera chinês como ancestral mais antigo do pastel.

O que se tem certeza é que por volta de 1890, imigrantes chineses vendiam rolinhos recheados com diversos sabores para agradar o paladar dos brasileiros.

Mas o pastel só ganhou popularidade após o fim da segunda guerra, quando refugiados japoneses começaram a chegar em São Paulo. Pelo fato do Japão ter feito parte do eixo, os imigrantes japoneses tinham medo de sofrer represália e preconceito, já que o Brasil lutou ao lado dos aliados na guerra. 

Aproveitando a ignorância ocidental em relação à diferença entre a cultura japonesa e chinesa, os japoneses camuflaram-se entre os chineses, imitando seu modo de vida. Um dos hábitos que adotaram foi o de fritar pastéis. Se passando de chineses, os japoneses abriram pastelarias em São Paulo e também barraquinhas nas feiras, já que muitos japoneses eram feirantes que comercializavam frutas, hortaliças e legumes. 

De São Paulo, o pastel de feira chegou ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e com o tempo no país inteiro, ganhando variações locais.

Aqui na Saint Georges você encontra o saboroso pastel de feira, frito na hora com ingredientes frescos.  Faça a sua encomenda pelo (41) 3262-1122 ou venha pessoalmente.

 

Leia a nossa última publicação no blog: Conheça a origem do pão de queijo

Voltar

Compartilhe

 

Fale conosco
Fale conosco