Símbolos do Natal
Além de trazer mais beleza e alegria à festa, os símbolos do Natal possuem origem e significados distintos.
Esses símbolos são resultados de uma mistura cultural e religiosa entre os povos que foram cristianizados ao longo da história. A Igreja Católica aproveitou as datas mais importantes para os pagãos e deu um sentido cristão para facilitar a conversão desses povos.
Podemos dividir a origem dos símbolos em duas vertentes. Os símbolos que se originaram a partir dos textos dos evangelhos, e os que surgiram de culturas e símbolos pagãos a partir de civilizações europeias, como a grega, a romana e as bárbaras e do norte da Europa.
Preparamos uma lista com os principais símbolos natalinos e seus significados:
Estrela
A estrela de Natal guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.
Ela é também conhecida como estrela de Belém, pois foi em Belém que Jesus nasceu. E além de ter mostrado o caminho até o local do nascimento, a estrela representa o próprio Jesus.
Presépio
O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis, na Idade Média em 1223, para mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.
No começo era montado apenas nas igrejas, mas com o tempo passou a ser tradição os fiéis montarem o presépio em suas casas.
Anjo
Os anjos representam Gabriel, o anjo que avisou Maria que estava grávida de Jesus. Por ser considerado o mensageiro das boas novas de Deus e anunciar ao povo o nascimento de Jesus, o anjo Gabriel é um dos maiores portadores da alegria dessa época natalina.
Por tudo isso ele é considerado um dos mais importantes símbolos do Natal.
Árvore de Natal
Antes da cristianização do Natal por parte da Igreja Católica, as árvores costumavam ser enfeitadas para comemorar a chegada do inverno.
A árvore de Natal surgiu no norte da Europa no século XVI, mas só se tornou uma tradição na Alemanha do século XVII com Martinho Lutero
Por ser a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no inverno rigoroso, a árvore de Natal é um pinheiro, simbolizando a vida e esperança.
Bolas
As bolas que usamos para decorar a árvore de Natal representam os frutos das árvores.
No princípio as árvores de Natal eram decoradas com frutas que depois eram comidas pelas crianças, mas segundo a lenda, isso mudou quando em um ano as frutas estavam escassas e um artesão fez bolas de vidro para representá-las.
As bolas acabaram se tornando uma tradição e um símbolo que não pode faltar no Natal.
Sinos
O sino de Natal além de representar o anúncio do nascimento do menino Jesus, o toque dos sinos avisam as horas e chamam as pessoas para se reunirem para alguma celebração.
Os sinos são usados na decoração das árvores e das portas.
Vela
Muito usada antes da chegada da luz elétrica, a lenda conta que na Alemanha a população colocava velas na janela para iluminar o caminho dos peregrinos.
No natal as velas simbolizam a luz que Jesus traz para a vida das pessoas.
O Natal é considerado a festa da luz devido ao uso das velas, sendo atualmente representada pelo uso de lâmpadas coloridas e jogos de luzes.
Coroa do Advento
Sua origem data do ano 1839 sendo criada para as crianças saberem que o natal estava chegando, e acabou se tornando muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os cristãos a coroa do Advento é um anúncio do Natal.
A coroa do Advento é uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes do Natal. O seu formato simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança.
Nas igrejas, cada vela da coroa costuma ter uma cor diferente sendo acessas na seguinte ordem: verde, vermelha, roxa e branca.
Guirlanda
As guirlandas surgiram no império romano. São um símbolo de boas-vindas para os visitantes. É por se tornou uma tradição pendurá-las na porta das casas.
Inicialmente um símbolo pagão, a guirlanda passou a ser utilizada pela igreja dando origem a coroa do Advento.
Por fim nós da Saint Georges queremos além de passar o espírito e a intenção do natal, desejamos demostrar um pouco do contexto histórico para você!!
Tenham todos um excelente e abençoado natal!!!!