A História do Empadão - Panificadora Saint Georges | Panificadora Saint Georges

Blog

19/02/2021

A História do Empadão

Aqui vamos além da gastronomia, trazemos o contexto histórico, até as adaptações cotidianas do nosso amado empadão, então vamos nos enriquecer um pouco mais? Vem com gente!!

O empadão de frango tem origem nos pastelões portugueses com forte influência medieval, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, que podem ser de carne, frango, atum, bacalhau ou mariscos.

No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa. Nesse mesmo período na cidade do Rio de Janeiro, eram muito apreciadas as empadas com recheio de camarão, palmito, peixe e galinha. Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões, era de que serviam como refeições. Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquiri-las em supermercados.

Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, pedindo por  chicken pie, e na Inglaterra a tradicional empada é nos sabores de frango e cogumelos,  e também Meltow Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

Pra vocês perceberem como há diversidades de acordo com cada cultura!!

E aqui na panificadora Saint Georges produzimos o nosso brasileiro, nos recheios de palmito, camarão, frango e frango com palmito, e massa chamada de “ massa podre” por ter um aspecto quebradiço devido a maior quantidade de ingrediente gorduroso. No nosso caso usamos a  base de nata fresca, o que torna o sabor suave e leve na textura, sem dar aquela sensação de “ comi algo pesado” pois, pra nós, o ingrediente de qualidade faz toda a diferença no resultado final!!

E você aí qual sabor prefere? Já conhece o nosso empadão?

Compartilhe a sua receita vamos adorar saber qual seu jeitinho de fazer o empadão!

Leia a nossa última publicação no blog: Pastel de Feira

Voltar

Compartilhe

 

Fale conosco
Fale conosco