A Origem do Panetone | Panificadora Saint Georges

Blog

01/12/2019

A Origem do Panetone

a origem do panetoneSímbolo da culinária natalina, o panetone tem sua origem envolta em mistérios, existem várias lendas que narram a sua criação.

Segundo uma das lendas, o panetone foi criado por acidente por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). Após trabalhar exaustivamente por várias horas na véspera de natal, Toni acaba esquecendo a sobremesa no forno e queima o doce. Toni resolve preparar uma nova receita com os ingredientes que tinha disponível: farinha, manteiga, ovo, frutas cristalizadas e uva-passa. 

A nova sobremesa foi levada à corte de Ludovico e de acordo com a lenda, fez um grande sucesso e Ludovico quis saber o nome da nova iguaria, Toni foi chamado para responder, porém disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico então resolveu chamá-la de “Pani de Toni” em homenagem ao padeiro Toni.

Outra lenda mais romantizada conta que um nobre apaixonado pela filha de um padeiro, se disfarçou de ajudante para trabalhar na panificadora e acabou criando a um pão doce com frutas cristalizadas para agradar o pai da jovem que era contra o romance dos dois. O pão doce acabou fazendo muito sucesso, então o rapaz passou a divulgar a nova receita como uma invenção do Sr. Toni, o pai da sua amada. O resto é história.

O panetone no Brasil

A chegada do panetone no Brasil ocorreu quando imigrantes italianos vieram para o país fugindo da segunda guerra mundial. Com os estabelecimento das colônias italianas no país, essa receita natalina foi passada de geração em geração até se tornar um dos principais pratos do natal das famílias brasileiras, mesmo daquelas que não são de origem italiana.

E aqui na Saint Georges o panetone é feito com receita exclusiva, uvas adormecidas em champagne ou rum, frutas cristalizadas, com opção de gotas de chocolate também e um toque  de amor, carinho sempre fresquinhos, isentos de compostos químicos. Vale a pena cada mordida!! Há e na nossa cafeteria servimos na chapa com manteiga e canela.. hummmmmmm irresistível.

 

Leia a nossa última publicação no blog: Culinária da região sul do Brasil: Cuca

Voltar

Compartilhe

 

Fale conosco
Fale conosco